Artigo
Panela de pressão explode e fere gravemente uma pessoa
Um descuido, uma tragédia. Talvez possamos classificar assim a informação recebida na Folha de Araputanga sobre um fato ocorrido na tarde de hoje (29/12/11), na Comunidde das Botas. Soubemos, por volta de 20:00 horas que uma panela de pressão estourou no rosto de dona “Graça”, quando esta cozinhava carne. Ela teria abafado (não sabemos ainda por qual razão), a panela de pressão com um tacho e quando foi retirar (possivelmente o tacho), a panela explodiu no rosto dela.
Sabe-se que dona Graça tem cerca de 56 anos e, é esposa do Senhor Zé Brasilino. Apesar de ter perdido muito sangue, ela foi transportada para o hospital, em Araputanga, onde teria chegado inconsciente e com o rosto todo desfigurado.
Dona Graça foi transferida de ambulância para o Hospital Regional, em Cáceres.
Cozimento sob pressão
Utilizamos panela de pressão para cozinhar em maior temperatura, assim o alimento necessitará de menos tempo para ficar pronto. O perigo da explosão surge se a válvula de vapor estiver entupida. O vapor preso aumenta a pressão dentro da panela. Quando a pressão ultrapassar o limite suportado ela explodirá.
Seguindo as dicas abaixo você poderá utilizar sua panela de pressão sem correr o risco de explosão:
- Evite encher demasiadamente a panela de pressão;
- Observe se durante o processo de cozimento a panela está liberando vapor normalmente:
- Não pressione a válvula de escape de pressão durante o cozimento:
- Observe antes do cozimento se a válvula está com algum entupimento.
Foto ilustrativa


